CEM tem novos membros no Comitê Gestor e no Conselho Consultivo Internacional

Nomeações foram publicadas em portaria, atendendo ao novo formato como Centro de Pesquisa e Inovação Especial da FFLCH-USP.

Janaína Simões

Operando há quase 25 anos como um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) passa por um processo de transição para uma nova conformação como um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (CEPIX-FFLCH/USP). Uma das etapas dessa transição acaba de ser cumprida, com a nomeação dos membros do Comitê Gestor e do Conselho Consultivo Internacional, divulgada em portaria assinada pelo diretor da FFLCH-USP, professor Adrian Pablo Fanjul, no final de agosto.

Foram designados como membros do Comitê Gestor os professores Eduardo Cesar Leão Marques (FFLCH - Ciência Política), coordenador do Centro e presidente do Comitê; Adrian Gurza Lavalle (FFLCH  - Ciência Política), vice-coordenador do Centro e vice-presidente do Comitê; Mariana Abrantes Giannotti (Poli), coordenadora de Difusão; e Ursula Dias Peres (EACH), coordenadora de Inovação. Estes pesquisadores já eram integrantes da diretoria do CEM. O novo nome no Comitê Gestor, professor Murillo Marschner Alves de Brito (FFLCH - Sociologia), é um diferencial na nova composição, já que, pela norma de criação dos CEPIX, o Comitê deve ter um representante da unidade que o sediará. No caso, o docente representará a FFLCH dentro do corpo diretivo do CEM.

Eduardo MarquesAdrian Gurza LavalleUrsula PeresMariana GiannottiMurillo Marschner

Como membros do Conselho Consultivo Internacional CEPIX CEM, todos obrigatoriamente externos à comunidade USP, foram nomeados os professores Argelina Maria Cheibub Figueiredo (IESP/UERJ); Ernesto Isunza (CIESAS - México); Patrick Heller (Brown University - EUA); e Vanessa Elias de Oliveira (UFABC).

Angelina Maria Cheibub FigueiredoErnesto IsunzaPatrick HellerVanessa Elias de Oliveira

Todos os integrantes designados terão mandato de dois anos, admitidas reconduções, sendo suas atividades não remuneradas. 


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (CEPIx-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br