Centro de Estudos da Metrópole dá início às comemorações de seus 20 anos

Vídeos com depoimentos, podcasts e seminários vão trazer o ontem, o hoje e o amanhã do CEM.

Janaína Simões

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) dá início à celebração de seus 20 anos de existência com o lançamento do podcast “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 Anos do CEM”, produzido pelo Urbanidades, série de podcasts do UrbanData, associado ao Centro. O episódio 57 é o primeiro de uma série comemorativa de seis episódios, que terá uma edição especial por mês envolvendo a comemoração. O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp).

Além do podcast, estão sendo preparados nesta celebração dois seminários, um nacional e outro internacional, e uma página especial com uma coletânea de depoimentos em vídeo de pessoas que integraram ou foram parceiros do CEM em algum momento. O CEM também passou a adotar um novo logotipo no período das celebrações, criado pelo estúdio modelo de design gráfico Iluminura Tom Jobim, da Universidade Estácio de Sá. 

Esse primeiro episódio especial do Urbanidades traz a memória institucional do Centro, com entrevistas dos três pesquisadores que foram diretores do CEM em diferentes momentos: Argelina Figueiredo (IESP-UERJ), Eduardo Marques (FFLCH/USP) e Marta Arretche (FFLCH/USP), em diálogo com Sandra Gomes (UFRN) e Renata Bichir (EACH-USP). O podcast pode ser ouvido em diversas plataformas. Para consultar as opções, clique aqui

Estão previstos ainda episódios da mesma série do Urbanidades sobre políticas públicas, cidades, desigualdades e data science para políticas públicas, cidades e desigualdades. Neles, pesquisadores do CEM e de outras instituições farão uma reflexão, a partir das contribuições do Centro, sobre onde estamos hoje, e para onde deve ir a agenda de pesquisa nessas várias áreas. 

Já os depoimentos de atuais e ex-pesquisadores do CEM e de parceiros serão reunidos em uma página especial no site do CEM, compondo um “Mural de Olhares”. Os participantes gravaram vídeos em que falaram de suas atividades no CEM, da importância que o Centro teve em suas carreiras, compartilharam lembranças e destacaram algumas importantes contribuições do CEM para a pesquisa em seus campos de estudo. 

Para novembro está programado o seminário “Políticas Públicas, Cidades e Desigualdades: 20 Anos de CEM”, em que estão previstas falas institucionais de parceiros fundamentais para o CEM, como a Fapesp, principal financiador do Centro, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), que são as instituições que sediam o CEM, além de outras autoridades universitárias. Na ocasião será lançado o “Mural de Olhares” e haverá a apresentação de toda a série de podcasts do Urbanidades produzidas ao longo dos meses. Sandra Gomes, ex-pesquisadora do CEM e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentará um artigo no qual ela traça um panorama das atividades do CEM ao analisar as contribuições dadas pelas suas pesquisas sobre o urbano, as desigualdades e demais dinâmicas sociais. 

Em dezembro, será realizado um segundo seminário, este internacional, em parceria com o Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP, com participação de Jefferey Sellers, professor do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da University of Southern California sobre seu mais recente livro a respeito da governança multinível de políticas públicas. 

A programação dos seminários, com datas, horários e participantes, será divulgada futuramente em nosso site, redes sociais e pela nossa newsletter.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097