Podcast Urbanidades está entre os 5% da área de Educação mais compartilhados no Spotify em todo o mundo

A retrospectiva Spotify Wrapped 2022 mostra, ainda, crescimento de 23% no número de seguidores do perfil.

Janaína Simões

O Urbanidades, produzido pela equipe do UrbanData-Brasil, vinculado ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), é um dos podcasts integrantes da lista dos 5% mais compartilhados no mundo na categoria educação no popular Spotify. Os números são da retrospectiva 2022 apresentada pela plataforma, que traz os indicadores de performance dos produtores de conteúdo para este ano.

Neste período, os 13 episódios do Urbanidades foram compartilhados no Spotify somaram 640 minutos. Este número é 93% superior aos produzidos pelos demais podcasts que trazem conteúdo da área de Educação. O perfil do Urbanidades conquistou 23% mais seguidores em 2022 na plataforma e foi ouvido por pessoas de 22 países, sendo os cinco maiores públicos situados no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Equador. Também registrou aumento de 21% no número de ouvintes. Outro dado relevante é que o Urbanidades é o podcast mais ouvido por 133 pessoas que são fãs do perfil.  

O Urbanidades é um podcast sobre o urbano brasileiro, roteirizado, desenvolvido, produzido e distribuído pelo UrbanData-Brasil/CEM, que reúne pesquisadores de diferentes áreas que abordam as dinâmicas sociais urbanas. O trabalho é executado por uma equipe de estudantes vinculada ao projeto, que desenvolve um banco de dados bibliográfico sobre o Brasil urbano e é coordenado por Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora do CEM e professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). A coordenação geral dos podcasts é de João Alcantara de Freitas, pós-doutorando na área de Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. 

Uma de suas mais recentes iniciativas foi a criação do especial  “Na cozinha da pesquisa”, uma série com pesquisadores atuais e que já integraram o CEM-Cepid/Fapesp. As entrevistas abordam diversos aspectos dos bastidores da investigação científica, com destaque para temas relacionados a metodologia e técnicas de pesquisa. Para saber mais sobre a série, clique aqui. Para saber em quais plataformas é possível acompanhar o podcast Urbanidades, visite a página oficial.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097