Cientistas sociais que atuam no novo governo participam de seminário conjunto DCP-USP e CEM 

Evento será híbrido e integra calendário de seminários do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da USP.

Janaína Simões

O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (DCP-USP) e o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) promovem, no dia 20 de abril, o seminário “Cientistas Sociais e Políticas Sociais do Novo Governo”, com participação de pesquisadores que passaram pelo Departamento e pelo CEM e que, atualmente, ocupam postos de destaque na administração federal. O evento será presencial, às 17h30, na sala 14 do Prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e também terá transmissão pelo Youtube - https://youtube.com/live/tkU9neYFLm8. Não é preciso fazer inscrição. 

Os palestrantes serão Márcia Lima, secretária de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo no Ministério da Igualdade Racial; Roberto Garibe, secretário-adjunto da Secretaria Adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, voltada especialmente para políticas de retomada do investimento público em infraestrutura; Fernanda Machiaveli, secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e Zara Figueiredo, titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

Professora do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, Márcia Lima é pesquisadora sênior associada do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), onde coordena o AFRO-Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Sociologia pelo antigo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IUPERJ) e doutorado em Sociologia pela UFRJ. Realizou pós-doutorado na University of Columbia e foi visiting fellow no Afro-Latin American Research Institute (ALARI) do Hutchins Center for African and African American Studies na Universidade de Harvard. Seus temas de pesquisa são: desigualdades raciais e relações raciais, com ênfase nos temas de gênero e raça, educação, mercado de trabalho e políticas de ações afirmativas. Ela já atuou como pesquisadora do CEM.

Roberto Guaribe é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorando em Ciência Política na USP. Pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do governo federal, exercendo diversos cargos de direção e assessoramento. Foi diretor de Infraestrutura Logística e Energética do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, presidente da empresa São Paulo Obras da prefeitura de São Paulo e diretor executivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: investimento em infraestrutura no Brasil, descentralização administrativa e democracia participativa.

Graduada em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela USP, Fernanda Machiaveli foi consultora da Unesco em projeto da Controladoria Geral da União sobre transparência e acesso a informações públicas. Foi representante em Brasília das organizações Pastoral Carcerária, Instituto Sou da Paz e Conectas Direitos Humanos. Entre 2006 e 2009, atuou como analista política na Tendências Consultoria e foi assessora para Relações Governamentais da presidência da Sabesp. É doutoranda em Ciência Política na USP.

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Zara Figueiredo possui doutorado em Educação pela USP na área de Estado, Sociedade e Educação. Realizou estudo pós-doutoral na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e no CEM. Tem graduação e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Foi docente da educação básica pública por 21 anos, atuando no Vale do Jequitinhonha, municípios de Betim, Contagem e Rede Estadual de Minas Gerais. Foi docente do Departamento de Política e Administração Educacional da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Gestão Pública e Educação; Governança Educacional; Princípio de Justiça Social; Desigualdades Raciais.


Sobre o CEM:
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.


Informações para imprensa:
Janaína Simões
Assessoria de Comunicação e Difusão
Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp)
imprensa.cem@usp.br
Tel. 55 11 3091-2097